top of page
Design sem nome (3).png

Pesquisas

Iniciação Científica – PIBIFSP – 2022 (concluída)

Aluna: Fabiana Pereira de Carvalho Vasconcellos Cunha

Orientadora: Profa. Dra. Michele Caroline Bueno Ferrari Caixeta

Resumo: A pandemia de COVID-19 acelerou o processo de implantação da Telemedicina como alternativa ao atendimento presencial em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), contribuindo para o distanciamento social necessário para mitigar os altos índices de transmissão do vírus. Apesar de contribuírem para o desenvolvimento do setor, as inovações tecnológicas demandam reorganizações dos espaços físicos, para que os mesmos possam ser adaptados às novas realidades. Esta pesquisa teve como objetivo estudar as estratégias de reorganização espacial adotadas por EASs para viabilização da implantação da telemedicina nestes estabelecimentos. Foi realizada por meio de revisão bibliográfica, de entrevista com quatro (4) profissionais da área de arquitetura, com experiência em projetos de EAS, e de análises de materiais utilizados nos projetos. Os resultados alcançados foram importantes para a documentação de soluções projetuais para reorganização de espaços físicos de EASs, que permitiram adaptar os novos contextos colocados pela telemedicina. Esta documentação foi proeminente para minimizar as lacunas da literatura da área e orientar os projetistas para que estes possam atender com agilidade às necessidades de reorganizações espaciais nos EASs, dada a grande complexidade projetual dos EASs.

Palavras-chave: Estabelecimentos Assistenciais de Saúde. Projeto. Design de Interiores. Telemedicina.

 

Publicação:
CUNHA, F. P. C. V. ; CAIXETA, M. C. B. F. O impacto da Telemedicina no projeto de interiores de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). In: 30º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2022, São Paulo. Caderno de Resumos do 30º SIICUSP. São Paulo: USP, 2022. v. 1. p. 1-2

O impacto da Telemedicina no projeto de interiores de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS).

Iniciação Científica – PIBIFSP – 2021 (concluída)

Aluna: Glaucia Neves Sella

Orientadora: Profa. Dra. Michele Caroline Bueno Ferrari Caixeta

Resumo: O enfrentamento da pandemia causada pela disseminação do vírus da Covid-19, dentro dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), com o enfoque nas estratégias de reorganização espacial, como medidas preventivas e emergenciais no combate da contaminação nos ambientes, é o objeto de estudo desta pesquisa. Foi realizada por meio de revisão bibliográfica, estudo exploratório e estudo de caso em dois EASs, que permitiram identificar quais foram as estratégias de intervenção utilizadas nos ambientes físicos destas instituições, para buscar a proteção dos seus usuários e o distanciamento social. Por meio da sintetização dos dados deste estudo, espera-se contribuir para a sistematização de soluções projetuais que possam atender a área e orientar os profissionais de projeto, com agilidade às necessidades de reorganizações espaciais impostas nestas situações emergenciais.

Palavras-chave: Estabelecimentos Assistenciais de Saúde. Design de Interiores. Pandemia. COVID-19.

Publicação:

SELLA, G. N.; CAIXETA, M. C. B. F. O espaço em função da saúde: reorganização espacial de EAS no contexto da pandemia. In: IX CBDEH - Conexão e Diversidade nos Espaços de Saúde, 2022, Recife. Anais do Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar. Recife, PE: ABDEH, 2022. v. IX. p. 45-53.

O espaço em função da saúde: reorganização espacial de EASs no contexto da pandemia.

Iniciação Científica – CNPq-Wash – 2020-2021 (concluída)

Aluna: MAYARA DA SILVA SALES

Orientadora: Profa. Dra. Michele Caroline Bueno Ferrari Caixeta

Coorientadora: Profa. Dra. Ana Paula Shigemori 

Resumo: A expansão do uso da plataforma BIM em projetos de arquitetura/design de interiores tem demonstrado grandes vantagens, como redução de tempos e custos, visualização antecipada e precisa das decisões de projeto, e aumento da eficiência do processo. A presente pesquisa deu continuidade à uma pesquisa anterior, que objetivava integrar modelos físicos a modelos digitais na plataforma BIM. Na presente pesquisa, foi desenvolvida parte desta integração, através do desenvolvimento de um algoritmo de processamento de imagens, para transformar as imagens captadas do modelo físico em uma planilha digital de dados. O algoritmo detecta o RGB e processa os es dados, que poderão posteriormente ser inseridos na plataforma BIM, por meio de rotinas que serão desenvolvidas em pesquisas futuras. Os resultados da presente pesquisa contribuíram para a viabilização da integração desejada entre os modelos físicos e digitais para projetos de arquitetura e design de interiores.

Palavras-chave: BIM. Modelos físicos. Modelos digitais. Arquitetura. Design de Interiores.

Desenvolvimento de integração entre modelos físicos e plataforma BIM para projetos de arquitetura e design de interiores

Iniciação Científica – PIBIFSP – 2020 (concluída)

Aluna: Caroline Fonseca Ferreira Araújo

Orientadora: Profa. Dra. Michele Caroline Bueno Ferrari Caixeta

Resumo: Nos projetos de interiores residenciais, dada a importância de capturar as reais necessidades de um usuário leigo em linguagem projetual, esta pesquisa propõe um modelo paramétrico, que facilita a comunicação entre designer e usuário. Este modelo serve de apoio ao codesign, que busca a comunicação efetiva entre designer e usuário e, consequentemente, poupa tempo e recursos em projetos. Tal modelo, baseado em levantamento de tipologia predominante de planta de apartamentos na cidade de Jacareí-SP, inclusos no programa Minha Casa Minha Vida do governo federal, vem colaborar não apenas com futuros compradores de tais empreendimentos, bem como designers de interiores formados na região que terão de atender tal demanda de projetos no mercado de trabalho. O projeto de pesquisa está integrado a pesquisas maiores que buscam a integração de instrumentos físicos de codesign com a plataforma BIM.

Palavras-chave: Codesign. BIM. Projeto. Arquitetura. Design de Interiores.

Publicação:

ARAUJO, C. F. F. ; CAIXETA, M. C. B. F. . Modelo paramétrico para codesign em projetos de interiores residenciais.. In: XXVIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2020, São Carlos. SIICUSP, 2020. v. XXVIII.

Projeto de instrumento de suporte ao codesign, integrado à plataforma Building Information Modeling, para projetos de interiores residenciais.

bottom of page